A Microcirurgia estética de varizes, é mais simples do que pensamos, na grande maioria dos casos é uma cirurgia simples, rápida e com riscos mínimos.
A cirurgia de varizes funciona ?
A Microcirurgia de varizes é indicada, em casos de veias calibrosas e sintomas como: dor, cansaço nas pernas e sensação, inchaço/edema nas pernas, alterações da pele como manchas escurecidas, lipodermatoesclerose de peso, ulceras , hemorragia de varizes entre outros, ou quando paciente apresenta uma causa estética.
É indicado a cirurgia de varizes sempre que o paciente apresenta desconforto estético e quando apresenta sintomas da doença, mesmo quando o paciente não se incômoda esteticamente ou ainda possua veias defeituosas calibrosas.
No procedimento, são feitas microincisões para remoção das veias. Os cortes são tão pequenos que dispensam pontos e às vezes, imperceptíveis.
A paciente não precisa ficar internada após a microcirurgia por poucas horas. No mesmo dia, já retorna para casa. É necessário, somente, que permaneça cerca de 24 horas em repouso. Como há poucos efeitos colaterais, a recuperação é bastante rápida e o retorno às atividades diárias pode ocorrer em dois dias. Apenas a retomada da prática de exercícios físicos ocorre depois de um tempo mais longo, em torno de sete dias. É preciso aguardar entre 30 e 45 dias para expor a área tratada ao sol sem riscos de a pele ficar manchada.
Quais as contra indicações da cirurgia?
Quando pacientes apresentas riscos altos para anestesia, ou comorbidades pulmonares e cardiacas. Sintomas de infecções na área das varizes também deve ser adiadas, devendo-se tratar a infecção de causa base, assim como gravidez.
Tipos de Cirurgias:
A cirurgia de Varizes funciona?
Chamamos a microcirurgia estética de varizes de fleboextração é o termo técnico para a retirada das varizes, é um dos procedimentos mais antigos e mais utilizados no tratamento de varizes.
São realizados micro cortes respeitando as linhas da pele com agulhas oftalmológicas, com objetivo de retirar as veias doentes.
A retirada da veia safena – Safenectomia
É procedimento cirúrgico, no qual é necessário uma anestesia geral, raqui ou sedação, no qual se liga e remove a veia safena. Essa veia grande atravessa todo o membro inferior através de sua face anterior e interna, do dorso do pé à virilha, onde acaba drenando para a veia femoral ( uma veia profunda.) A veia é retirada na altura da virilha com cortes que pode variar de 4 a 5 cm, na região inguinal,apesar de maiores não são tão visíveis.
Pós operatório
O paciente deve ficar afastado das suas atividades laborais por 3-5 dias, e 20 dias sem atividades de impacto como academia. Nos primeiros dias é comum apresentação de hematomas e dores locais, podendo existir dormência e sensações edema e inchaço.
Recomendações
- Deve-se estimular a mobilização e caminhadas, para evitar a estase do sangue e tromboses
- Usar as meias compressivas por um período de 60-180 dias. A depender de cada caso.
- Aplicar gel ou cremes para ajudar na dissolução dos hematomas
- Evitar exposição solar enquanto durarem as equimoses e roxos na perna
- Cuidados locais na incisão e no local dos pontos para evitar infecção
- Em caso de dor importante, cansaço ou edema/inchaço nas pernas procurar o seu médico vascular imediatamente.
É importante alertar para o fato de que a retirada das veias não prejudica a circulação do sangue, pois os vasos saudáveis encarregam-se de manter o fluxo para o coração da forma como deve ser!!!
É fundamental identificar as características de cada caso para escolher a melhor opção de tratamento, pois a resposta pode ser muito diferente de acordo com a técnica escolhida.