Nosso Blog

Tenho Trombofilia e agora!

O que é trombofilia?

Você conhece alguém que ja teve trombose ou tem trombofilia ? Não é tão raro quanto pensamos e nos deparamos no consultório com  “Tenho Trombofilia e agora!” vemos um certo desespero de alguns pacientes mas devemos tranquilizar.  Nesse artigo vamos falar de como evitar trombose  e quais cuidados devemos ter com a doença.

Trombofilia é uma predisposição para desenvolver trombose, uma doença caracterizada pela formação de trombos, ou coágulos de sangue. O problema é causado por deficiência na ação das enzimas responsáveis pela coagulação sanguínea.

Existe a trombofilia herdada dos genes dos familiares e a adquirida, que não é proveniente de gerações anteriores. Dentre os eventos trombóticos podem se apresentar desde manifestações moderadas até quadros bem graves, como a obstrução de veias e artérias que provocam  trombose venosa profunda, trombose arterial, AVC e embolia pulmonar.

Devo fazer acompanhamento com um Cirurgião Vascular?

Sim! A mulher ou homem que é portadora a trombofilia deve acompanhar suas condições de saúde, pois é uma das doenças associadas a dificuldades obstétricas e risco de morte, antes, durante e após o parto, assim como tromboses de veias e artérias em homens.

Na gestação, as chances de trombofilia são maiores, já que toda gestante experimenta um estado de hipercoagulabilidade, ou seja, um aumento da coagulação sanguínea.

 

Dicas para evitar a TROMBOSE:

  1. Dieta e manter equilibrio, evitando obesidade .
  2. Fique longe do tabagismo
  3. Evitar terapia hormonal, exceto com prescrição e indicação médica
  4. Em viagens longas, use meias elásticas e movimentação dos pés a cada 1h
  5. Em caso de cirurgias avise ao seu médico ” TENHO trombofilia”
  6. Faça um planejamento para gravidez e evite os riscos da trombose
  7. Não abandone o tratamento.
  8. Exercício fisico regularmente

Tratamento da trombose

Após a investigação deve realizar o tratamento de forma continua com medicamentos anticoagulantes, que “afinam o sangue”, de maneira a evitar a coagulação sanguínea e, consequentemente, prevenir a formação de trombos.

Alterações de hábitos, acompanhamento continuo com ultrassom doppler em caso de mudança de sintomas, reavaliações periódicas.

 

Fizemos esse artigo sobre trombose com muito carinho para você https://italoabreuvascular.com.br/trombose-o-que-voce-precisa-saber/

Não deixa de ler!

Artigo original: https://www.ahajournals.org/doi/full/10.1161/01.CIR.0000135582.53444.87

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!