Nosso Blog

O que fazer para evitar as Câimbras

[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]

Neste artigo “O que fazer para evitar as Câimbras” vamos discutir os principais pontos para evitar este problema tão prevalente na população .

[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]

O que são as  Cãibras ?

Está indo tudo bem no treino da academia, quando você de  repente percebi  uma dor intensa na panturrilha  que impede que você continue seu exercício ” E Agora? ”

A cãibra é um desconforto que muita gente já enfrentou em algum momento, e divide opiniões entre os especialistas em relação à sua origem e tratamento. Definida por ser uma contração contínua involuntária da musculatura, a cãibra é uma dor paralisante, que pode durar por segundos ou até mesmo minutos.

Curiosidades:

Em cerca de 80% dos casos são localizadas no músculo da panturilha.

Em grávidas elas afetam principalmente durante o último semestre de gestação

O Sintomas são comuns em pacientes que fazem hemodiálise.

37% dos Americanos apresentam câimbras noturnas.

Medicamentos podem causar câimbras como: Diuréticos , medicamentos para colesterol ( estatinas) , medicamentos para pressão arterial ( b-bloqueador)[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]

O que causa?

 

Elas podem acontecer de vez em quando, durante, ou após a pratica de exercícios físicos. Na maioria das vezes, não passa de uma maneira do próprio corpo sinalizar desidratação, ou falta de algum nutriente no músculo afetado. Contudo, as câimbras têm curta duração.

Podem ser ainda um alerta para o uso excessivo do músculo, tensão muscular, isso de calçados adequados, ou mesmo dieta desregulada.

Quando há persistência dos sintomas, ou quando as câimbras passam a aparecer com mais frequência, podem existir outros motivos relacionados a problemas de saúde mais graves como: Diabetes, Doenças no fígado, Miopatia, Estreitamento de artérias, Deficiência de potássio, cálcio ou magnésio, Uso de medicamentos diuréticos, Doenças neurológicas, Distúrbios da glândula tireoide, Anemia, entre outros. Os sintomas podem ser correntes na prática de atividade física sendo decorrentes de desidratação, desarmonia dos eletrólitos  e nutrientes do corpo.

 

 

Câimbra do escrivão

Reconhecida há mais de um século a câimbra do escrivão foi interpretada originalmente como uma desordem física.

Entretanto, o uso inadequado do termo “neuroses profissionais” para descrever esta e outras condições semelhantes denominadas tarefas específicas, associadas a conceitos psiquiátricos levaram a opinião enganosa de que a câimbra do escrivão seria mais decorrente de uma doença psíquica. Evidências encontradas nos últimos anos têm mostrado que realmente é um distúrbio do sistema motor, tendo forte relação com o sistema motor do cérebro. Os sintomas são câimbras no braço da escrita.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”471″ img_size=”medium” alignment=”right” qode_css_animation=”” el_class=”shadow”][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

O Tratamento imediado :

Quando vier a sensação de câimbra, a melhor  opção é alongar o músculo afetado , pois o alongamento estimula a circulação da região, promovendo a irrigação das veias de maneira que os nutrientes sejam distribuídos e consequentemente, promover o alívio da dor.

Em caso de câimbras recorrentes ou continuas entre em contato com seu médico, pois causas neurológicas, nutricionais, doenças sistêmicas ou vasculares devem ser excluídas dos possíveis diagnósticos. Qual remédio ideal para câimbras ? Não existe um medicamento mágico,  o tratamento mais apropriado seria evitar os fatores causais.

 

Agora que aprendeu tudo no artigo ” O que fazer para evitar as Câimbras” leia este artigo completo sobre o assunto  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK499895/[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][/vc_column][vc_column width=”1/2″][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column width=”1/2″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=NGIbsBYuM3k&t=6s” align=”right”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][/vc_column][/vc_row]

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!