Nosso Blog

Dor na perna: o que pode ser?

Primeiramente, sabemos que essa é uma das principais queixas na emergência e consultórios. No entanto, quando a dor nas pernas surge, pode se tornar um obstáculo significativo para a nossa qualidade de vida. 

Entretanto, nós,  seres humanos somos bípedes  que são aqueles que usam duas de suas pernas para se deslocar, com isso temos muitas doenças que acontecem nas pernas também pela nossa gravidade. Se você está buscando maneiras de aliviar a dor nas pernas, está no lugar certo.

De antemão, antes de discutirmos como aliviar a dor nas pernas, é importante compreender as causas subjacentes desse desconforto. Aqui estão algumas das causas mais comuns.

Cãibras nas Pernas: Essas contrações musculares súbitas podem ser bastante dolorosas.

Fadiga Muscular: Excesso de exercício ou longos períodos de pé podem levar à fadiga muscular.

Problemas de Circulação nas pernas : A má circulação sanguínea pode causar dor nas pernas, especialmente em condições como varizes, doenças das veias e tromboses. Desse modo, podemos observar dores na trombose e obstrução arterial como as placas nas artérias. Pacientes com Dormência na perna devemos lembrar da doença diabetes que pode causar a neuropatia nas pernas

Lesões e traumas : Lesões como distensões e entorses podem resultar em dor nas pernas. Dentre estas podemos colocar as lesões e ruptura musculares como síndrome da pedrada.

Febre e dor na perna o que pode ser?

Antecipadamente, precisamos esclarecer que as principais causas são relacionadas a doenças virais como dengue, zika, viroses, covid entre outras.

Não podemos esquecer da erisipela e outras doenças infecciosas.

Dicas para aliviar dores nas pernas

  1. Repouso e Elevação: Quando a dor nas pernas for devido à fadiga muscular, descanse e eleve as pernas para melhorar a circulação.

  2. Massagem: Uma massagem suave pode relaxar os músculos tensos e aliviar a dor nas pernas.

  3. Exercícios de Alongamento e fortalecimento muscular: Praticar exercícios de alongamento pode reduzir a tensão muscular e prevenir cãibras. Não podemos esquecer que a panturilha é o nosso coração das veias.

  4. Uso de meias de compressão para inchaços e doenças da circulação como varizes e doenças nas veias. Entretanto devemos ter cuidado, pois pacientes com problemas nas artérias não devem usar meias, porém as meias devem  ser sob prescrição médica.

Como é a dor da trombose?

Apesar de algumas pessoas serem assintomáticas uma menor parcela, ou seja, não apresentarem sintomas, grande parcela dos pacientes apresentam sintomas e um  dos principais indicativos de trombose são as fortes dores nas pernas acompanhadas de inchaço, podendo ter vermelhidão ou não, formigamento que não melhora ou tem alivia com o tempo, geral é algo súbito.

Onde é a dor na perna da trombose?

Antes de tudo, precisamos saber que a dor pode ser em qualquer local da perna, sendo mais comum na região de panturilha, porém isso vai depender da localização da veia. Por exemplo: se temos uma trombose na veia femoral ( coxa) a região proxima a virilha e região proximal deve ter a maior parte da localização da dor e inchaços da perna.

Dor na perna relacionada a mestruação

 Podemos concluir que isso pode acontecer por causa da ação de uma substância chamada progesterona, um hormônio, que faz com que o nosso corpo retenha mais líquidos e, por consequência, ocorra o inchaço

Se você chego até aqui, aprendeu bastante. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários abaixo e juntos podemos criar uma comunidade de apoio para aqueles que enfrentam a dor nas pernas.

Veja nosso canal no youtube: clique aqui

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin