Primeiramente, Você já ouviu falar em uma úlcera?
Primeiramente, a venosa (também conhecida como úlcera varicosa) é caracterizada por uma ferida na perna, próxima ao tornozelo, que ocorre devido à dificuldade do retorno do sangue das pernas ao coração.
Devemos lembra que a úlcera venosa não decorrente apenas de varizes, podendo ser consequência de uma trombose ( Chamamos a complicação de Síndrome Pós trombótica)
Fatores de risco para úlcera venosa
Atualmente, sabemos que existem múltiplos fatores contribuem para seu aparecimento, incluindo varizes, obesidade, trombose venosa profunda e falha da bomba muscular da panturrilha, por exemplo. Aproximadamente 1% da população apresenta úlcera venosa. As úlceras venosas corresponde em aproximadamente de 80% a 90% das úlceras encontradas nessa localização, sendo que a insuficiência venosa crônica (IVC) a principal responsável pelo seu surgimento.
Desse modo, a trombose na perna pode ser um dos principais problemas relacionados a úlceras de membros inferiores de origem venosa.
O refluxo da veia safena magna e veia safena parva pode ser um fator de risco para úlcera venosa assim como o refluxo de veias perfurantes .
Azonioterapia ou Azul de Metileno pode ser usado?
A resposta é não, até o momento não temos evidência cientifica para tratamento da doença venosa e úlcera, seguindo o protocolo o de doenças venosas com AZONIOTERAPIA ou azul de metileno.
O tratamento deve ser feito com um cirurgião vascular.
ulcera fotos
ulcerae arterial fotos
Tratamento de úlcera venosa
O tratamento da úlcera venosa envolve tanto medidas para melhorar o retorno do sangue ao coração, bem como cuidados locais com a ferida e medidas terapia de compressão, assim como tratamento da doença de base. O objetivo do tratamento é a cicatrização da lesão e evitar recidivas futuras.
Tratamentos :
- Diversos tipos de curativos elásticos multi-camadas de alta compressão:
- Meias de compressão
- Antibióticos (se infecção)
- Tratamento das varizes
- Bota de ulna para úlcera
https://www.ejves.com/article/S1078-5884(21)00979-5/fulltext
Veja esse artigo sobre trombose
Assista ao nosso canal no youtube os 5 sinais da trombose ( Clique aqui)te