Malformação vascular: o que preciso saber?
Malformaças vascular são considerados um conjunto de doenças que precisamos dividir em partes para não causar confusão.
Os Hemangiomas e malformações vasculares são patologias distintas e com complexidade e tratamentos diferentes e em alguns casos não tem necessidade de tratamento, apenas o acompanhamento.
Os tumores denominados de hemangiomas usualmente não estão presentes ao nascimento, aparecem no primeiro mês de vida, e em 95% dos casos sofrem um processo de regressão que pode ser rápido ou prolongarem-se até os dez anos de idade.
Como ocorre a formação
A anatomia venosa é muito variável nas malformações venosas podendo ocorrer em qualquer lugar, tanto adultos como em crianças.
A malformação venosa são as mais comuns, que se caracteriza ao ultrassom por ter uma baixa resistência, por uma condição benigna, e baixo fluxo que deve ser acompanhada e alguns casos tratadas com embolização, sendo na maior parte dos casos uma condição genética e em uma pequena parcela de origem desconhecida. Dentre s alterações na malformação vascular podemos ter a veia safena magna ou parva doente, assim como conglomerados de veias incompetentes aumentando o risco de trombose. Existem também algumas síndromes como a Sindrome de Klippel-Trenaunay que podem ser mistas e acometer jovens.
Os principais tratamentos são por embolização por cateter dentro do vaso, Laser, acompanhamento e por ultimo cirurgia.
É de extrema importância o acompanhamento dessas lesões com o cirurgião vascular e endovascular, poise em alguns casos pode ser necessário intervir ou tratar com urgência
Conheça nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/@italoabreu.vascular(Clique aqui)